Maria, Mãe de Jesus X Maria, Aparição de Fátima! São as mesmas? Parte II

Esse post é parte 2 de 5 na série Maria, Mãe de Jesus x Maria, aparição de Fátima!

“leiam e ouçam com atenção esta serie de posts , sem olhar para mim com raiva, ódio ou sejam resignados, pois sou apenas um Servo do Senhor, um Atalaia, que está prestes a avisar que a espada está sobre a cabeça de muitos inocentes, apenas por terem caído em um grande engano do inimigo.”

pai e filhoDetalhes da Personalidade, situação física, espiritual e familiar de Maria, mãe de Jesus, segundo a Bíblia:

Vamos começar vendo agora as poucas referências sobre Maria nas Sagradas Escrituras. Farei questão de colocar inclusive as do Antigo Testamento, que se referem a virgem que seria a mãe do Messias, para que não reste dúvidas, sabendo que todo o resto que falam sobre ela não está nas sagradas escrituras.

Veremos o que fala as Sagradas Escrituras e de cada trecho tiraremos características de sua personalidade e estado físico, antes e depois da concepção do Salvador, que compararemos com a personalidade da aparição de Fátima:

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7:14″ (Emanuel quer dizer Deus Conosco)

18. Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mateus 1:18

26. No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, 27. a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.28. O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! “29. Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. 30. Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!31. Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. … 38. Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou. … 41. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42. Em alta voz exclamou: “Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! … ” 46. Então disse Maria: “Minha alma engrandece ao Senhor 47. e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48. pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49. pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome. 50. A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração. 51. Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. 52. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. 53. Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos. 54. Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia 55. para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados”. Lucas 1:26-31, 38, 41, 42, 46-55

  • Maria era Virgem na concepção (Isaias 7:14, Lucas 1:27, Mateus 1:18 e 1:23);
  • Maria era Agraciada por Deus (agraciado adj (part de agraciar (v.t. Conceder graça, mercê: o condenado foi agraciado com o abrandamento da sentença. Galardoar, condecorar: o presidente agraciou-o com a Ordem do Cruzeiro do Sul.)) 1 Condecorado, galardoado. 2 Indultado, perdoado.), ou seja, Maria foi abençoada por Deus (Lucas 1:28 e 29);
  • O Senhor era com Maria (Lucas 1:28);
  • Maria afirma ser Serva (Escrava) de Deus, ou seja, uma mulher humilde e pronta para obedecer e servir a Deus em tudo (Lucas 1:38);
  • Maria era bendita entre as mulheres (adj. Abençoado, louvado. Sinônimo de Abençoado, Ditoso e Venturoso. Abençoado: 1 Que recebeu bênção; feliz, próspero, venturoso. 2 Fértil: Terra abençoada. Ditoso: adj. Que tem boa sorte; venturoso, afortunado, feliz, felizardo. Venturoso: adj. Que tem ventura ou felicidade; ditoso, feliz.)(Lucas 1:42)
  • Maria era uma Mulher humilde que ao ser exaltada por Izabel exaltou não a ela mesma mais a Deus, seu Salvador (Lucas 1:46-55)

20. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. 21. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.  22. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta:  23. “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”. 24. Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. 25. Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus. Mateus 1:20-25

  • Maria não teve relações até dá a luz (Mateus 1:25), o que no bom português subtende-se que depois disso houve uma relação normal de casal entre José e Maria, o que contradiz a virgindade perpétua de Maria que é pregada e como vocês verão no próximo post um dos motivos do pedido de desagravo da aparição de Fátima que se sentia ofendida pelas “injúrias cometidas contra ela nesse sentido”;

11. Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.  12. Depois disso ele desceu a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Ali ficaram durante alguns dias.  João 2:11-12

31. Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo.  32. Havia muita gente assentada ao seu redor; e lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram”.  33. “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? “, perguntou ele.  34. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos!  35. Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Marcos 3:31-35

  • Jesus tinha irmãos (João 2:12, Marcos  3:31), e muitos afirmam que esses irmãos seriam de outra mulher de José, porém biblicamente isso não tem respaldo algum, diferente do respaldo que se é dado a dizer que Maria teve outros filhos, quando a Bíblia diz que ela não teve relações com José até o nascimento de Jesus (Mateus 1:25);

17. Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, 18. e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados.  19. Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. Lucas 2:17-19

  • Maria era uma mulher prudente e não alardeava nada para se vangloriar, ao contrário da Maria que criaram, onde todas as atenções são para ela, temos como o exemplo o terço, onde se rezam 10 ave-marias e um Pai-Nosso em cada trecho e se proclama ainda Maria rainha dos céus, com o salve rainha. (Lucas 2:19)

Resumindo agora as caracteristicas de personalidade, espiritual, físicas e familiares de Maria, Mãe de Jesus, segundo a Bíblia, temos:

  1. Maria era Virgem na concepção (Isaias 7:14, Lucas 1:27, Mateus 1:18 e 1:23);
  2. Maria era Agraciada (agraciado adj (part de agraciar (v.t. Conceder graça, mercê: o condenado foi agraciado com o abrandamento da sentença. Galardoar, condecorar: o presidente agraciou-o com a Ordem do Cruzeiro do Sul.) 1 Condecorado, galardoado. 2 Indultado, perdoado.)(Lucas 1:28 e 29);
  3. O Senhor era com Maria (Lucas 1:28);
  4. Maria afirma ser Serva (Escrava) de Deus, ou seja, uma mulher humilde e pronta para obedecer e servir a Deus em tudo (Lucas 1:38);
  5. Maria era bendita entre as mulheres (adj. Abençoado, louvado. Sinônimo de Abençoado, Ditoso e Venturoso. Abençoado: 1 Que recebeu bênção; feliz, próspero, venturoso. 2 Fértil: Terra abençoada. Ditoso: adj. Que tem boa sorte; venturoso, afortunado, feliz, felizardo. Venturoso: adj. Que tem ventura ou felicidade; ditoso, feliz.)(Lucas 1:42)
  6. Maria era uma Mulher humilde que ao ser exaltada por Izabel exaltou não a ela mesma mais a Deus, seu Salvador (Lucas 1:46-55);
  7. Maria não teve relações até dá a luz (Mateus 1:25), o que no bom português subtende-se que depois disso houve uma relação normal de casal entre José e Maria, o que contradiz a virgindade perpétua de Maria que é pregada e como vocês verão no próximo post um dos motivos do pedido de desagravo da aparição de Fátima que se sentia ofendida pelas “injúrias cometidas contra ela nesse sentido”;
  8. Jesus tinha irmãos (João 2:12, Marcos  3:31), e muitos afirmam que esses irmãos seriam de outra mulher de José, porém biblicamente isso não tem respaldo algum, diferente do respaldo que se é dado a dizer que Maria teve outros filhos, quando a Bíblia diz que ela não teve relações com José até o nascimento de Jesus (Mateus 1:25);
  9. Maria era uma mulher prudente e não alardeava nada para se vangloriar, ao contrário da Maria que criaram, onde todas as atenções são para ela, temos como o exemplo o terço, onde se rezam 10 ave-marias e 1 Pai-Nosso, a oração que o Senhor nos ensinou, em cada trecho e se proclama ainda Maria rainha dos céus, com o salve rainha. (Lucas 2:19)

No próximo post veremos as características da aparição de Fátima, segundo relatos históricos de fontes da Igreja Católica Apostólica Romana, para que possamos comparar com as características de Maria, mãe de Jesus, o Salvador, segundo a Bíblia.

 
Navegar na Série<< Maria, Mãe de Jesus X Maria, Aparição de Fátima! São as mesmas? Parte IMaria, Mãe de Jesus X Maria, Aparição de Fátima! São as mesmas? Parte III >>

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *