…Eu também o amarei e me manifestarei a ele.

Jesus tem se manifestado em sua vida?

A bíblia em sua essência mostra-nos a manifestação de Deus a homens e mulheres, que por meio de sua fé vislumbraram o sobrenatural de Deus em suas vidas.

Tudo o que foi registrado esta baseado nesta verdade, a de que Deus se manifestou a humanidade por meio daqueles que creram em sua palavra. No capitulo quatorze do evangelho de João vemos o relato do que foi as últimas instruções dadas por Jesus aos apóstolos e discípulos, isto porque aproximava-se o momento em que ele não estaria mais em seu meio. Este é o momento em que ele faz uma das promessas mais gloriosas da Escritura, a qual, veremos agora:

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. ( Ev. João 14.16-21 RC – Ilumina Gold)

O Senhor é muito claro quando diz: rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador. O ato de dar ao homem o Espírito Santo dependia do Pai, no entanto, podemos perceber que o Senhor Jesus tinha a condição necessária para fazer tal pedido, uma vez que estava disposto a obedecer a vontade do Pai.

Jesus sabia o que iria ocorrer quando o filho do homem fosse levantado da terra, conhecia a fraqueza humana, tinha consciência de que seus seguidores após a experiência de vê-lo indo à morte e morte de cruz, passariam por grande tribulação, sua fé seria abalada. Ele vos dará outro Consolador disse Jesus.

Outro = allos, (Grego Koiné) que significa alguém além de, outro de mesma espécie.

Consolador = Parakleto, (Grego Koiné) que significa intercessor, advogado, alguém que defende a causa de outro diante de um Juiz.

Esta é uma referência direta a terceira pessoa da trindade divina e a sua tarefa junto ao ser humano; o Espírito Santo representará o próprio Jesus.

Verso 17, o Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

Os discípulos e apóstolos conheceram Jesus, habitaram com ele, perceba que até este momento Ele fala em tempo presente, fala dele próprio, no entanto utiliza um verbo no futuro para encerrar a frase, estará em vós, alusão a algo futuro, ao fato de que o Espirito habitaria no homem.

No verso 18, Jesus promete que não os deixaria órfãos, voltarei para vós outros disse Ele. Ser órfão significa estar em uma condição de abandono, desamparo devido a perda de pai e mãe, ou dos dois ao mesmo tempo, Jesus está dizendo que não nos deixaria nesta condição.

18. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

No verso 19 e 20 mais uma vez se verifica está verdade de forma explícita.

19. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. 20. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.

Jesus diz que não estará mais entre seus seguidores, no entanto, estes iriam continuar a vê-lo, deixando claro que mesmo não estando de corpo presente, a vida que ele prometeu descrita em João 3. 16 será uma realidade para os que creem.

Naquele dia, Vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. Que dia será este !? O dia descrito por Jesus é na verdade o momento em que nascemos de novo, é a partir deste dia que o Espirito Santo passa a habitar no ser humano, guiando o crente em sua vida terrena;

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.(Romanos 8. 14-16 RC – Ilumina Gold)

Mais uma vez a trindade é descrita, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, agindo em prol de conduzir o ser humano a sua própria presença através do Filho. O Filho no Pai, o ser humano no Filho, o Filho no ser humano, Jesus está literalmente unindo em si a humanidade com Deus, o Pai. Mas, quem nos fará conhecer está verdade, como pode Jesus estar em nós?

E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. (João 20.22 RC – Ilumina Gold)

E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. (Atos 1. 4-5 RC – Ilumina Gold)

…mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. (Atos 1. 8-9 RC – Ilumina Gold)

Por este motivo a pedido do Filho, o Pai enviou o Espirito Santo e este representa a ambos na vida de todo aquele que Nele crê. Ao Pai coube o envio de seu Filho, ao Filho coube demostrar a vontade do Pai a humanidade, ao Espírito Santo cabe a continuação da manifestação do Deus Pai e do Deus Filho entre os homens.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.(João 14.21 RC – Ilumina Gold)

Jesus tem se manifestado em sua vida!? Ele disse: e eu o amarei e me manifestarei a ele.

Este manifestar ocorre por meio do Espirito Santo, que habita naqueles que acreditaram em sua palavra. O outro Consolador é na verdade o Espírito Santo, alguém que viria para somar ao que Jesus havia feito, alguém da mesma espécie, um intercessor, advogado que atuaria na defesa do crente. O que Jesus quis dizer foi, ele fará o que eu faria se estivesse aqui.

Permita-me lembrá-lo de algumas situações em que Jesus se manifestou:

E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. (Mateus 8.1-3 RC – Ilumina Gold)

E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre-sala, e levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.(João 2. 3, 7-10 RC – Ilumina Gold)

E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando, e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais. (João 8. 4-5, 7, 10,-11 RC – Ilumina Gold)

E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando e dizendo: Tem compaixão de nós, Filho de Davi. E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. Tocou, então, os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. (Mateus 9. 27-29 RC – Ilumina Gold)

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. (Lucas 19. 5, 9-10 RC – Ilumina Gold)

E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete. E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães e tendo dado graças, partiu-os e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles; e puseram-nos diante da multidão. Tinham também uns poucos peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante. E comeram e saciaram-se; e, dos pedaços que sobejaram, levantaram sete cestos. E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os.(Marcos 8. 5 – 9 RC – Ilumina Gold)

E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir. (João 11. 43-44 RC – Ilumina Gold)

Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças. (Mateus 8. 16-17 RC – Ilumina Gold)

Quero exortá-lo amado irmão a se alegrar em Deus pois o Espirito Santo esta em sua vida. Como vimos acima Ele deseja curar, libertar, operar milagres, alimentar, fazer novas todas as coisas, entrar em tua casa, ressuscitar o que esta morto se for necessário.

O Espirito Santo irá manifestar a vontade de Deus em tua vida. Deixe-me te dizer algo sobre tua vida:

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. (1 Corintios 2. 9-10 RC – Ilumina Gold)

O Espirito Santo irá revelar nestes dias a vontade de Deus para tua vida.

Aleluia, Aleluia. Receba esta palavra, em nome de Jesus, Aleluia!

Nestes dias você tomará conhecimento de coisas que os teus olhos ainda não viram, teus ouvidos não ouviram, não subiu ao teu coração, coisas preparadas por Deus para tua vida. Jesus se manifestara por meio de seu Espirito Santo para as revelar, Aleluia!

Jesus vai se manifestar em sua vida.

No entanto existe uma condição para que você experimente a manifestação do Espirito Santo.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda… ( Ev. João 14. 21 RC – Ilumina Gold)

Este será amado de meu Pai, disse Jesus, este experimentará a manifestação do Senhor, viverá o que Deus tem preparado aos que o amam. Portanto, guarde a Palavra, ame a Palavra, apega-te na Palavra, obedeça a Palavra, submeta-se a Palavra. Viva conforme a Palavra, tenha expectativa e prepare-se, pois Ele se manifestará, Jesus se manifestará a você.

Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, juntamente com sua manifestação sejam abundantes sobre tua vida.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *