Conservando a Fé!

Esse post é parte 1 de 4 na série Conservando a Fé

feContudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

(Lucas 18. 8b RA- Ilumina Gold).

Vivemos um momento conturbado para o evangelho no Brasil. Muitas são as vozes que se levantam em nome de Jesus, enquanto a Igreja que deveria representar o Reino de Deus hoje, representa apenas o interesse denominacional.   A base doutrinária está resumida na prosperidade, nos milagres, nos dízimos, no serviço em prol da Igreja (instituição) que cada vez mais acumula poses na terra, dizendo ser para beneficio dos fiéis.

Por ventura, haverá na terra algo que possa beneficiar um cristão genuíno.   Assim como no inicio o maior inimigo do evangelho não está fora e sim dentro da Igreja.

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos, repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. (2Pedro 2. 1-3 RA Ilumina Gold)

Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. (2Corintios 11. 13-15 RA Ilumina Gold)

Criamos lideres que pensam ter sobre a Igreja a mesma autoridade de Cristo, esquecendo-se que são apenas mordomos.   Governos humanos que promovem injustiças por meio de suas decisões, alegando que as tais representam a vontade de Deus.   O resultado desta “balburdia” é uma Igreja acuada, decepcionada, frustrada, desgarrada.

  • Desgarrada: devido ao quadro traumático vivido pelo corpo eclesiástico, que ao invés de apascentar cuida apenas de seus interesses, dizendo representar a Cristo Jesus.
  • Frustrada: com a instituição que deveria buscar o interesse do Reino de Deus segundo sua Palavra, mas ao invés disso, usa tal Palavra para seu próprio beneficio.
  • Decepcionada: pois já não reconhece a voz do Senhor nos lábios de seus ministros, pois suas mensagens expressam seu próprio entendimento e vontade.
  • Acuada: uma vez que os conflitos internos abafam a essência do verdadeiro Evangelho que é o poder de Deus.

O quadro descrito acima não é novo, como podemos ver no relato de Paulo em sua epistola considerada pastoral e direcionada a Timóteo.

Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina, nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. Ora, o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas, querendo ser doutores da lei e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. (1Timóteo 1. 3-7 RA Ilumina Gold)

Paulo pede a Timóteo que fique e continue a advertires os irmãos, uma vez que alguns lideres já estavam ensinando doutrinas baseadas em fábulas, em ideologias humanas que ao invés de produzirem a edificação levariam a Igreja a ruína.   Buscavam com isto dar a Igreja um significado que ela não tem, criando uma instituição baseada em seus próprios pensamentos, suas próprias vontades o que trouxe grande tribulação aos membros da Igreja quanto à prática das doutrinas fundamentais ensinadas por Jesus.   Querendo ser sábios na Palavra não entendiam o verdadeiro significado do evangelho e por isto Paulo ao escrever sua carta aos Efésios, buscando o fortalecimento dos crentes na fé em Jesus, explicando a estes a natureza e o propósito da Igreja que é o corpo de Cristo.   Timóteo que parece estar vivendo em Éfeso recebe de Paulo um mandamento.

Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia, conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé.(1Timóteo 1. 18-19 RA Ilumina Gold)

Contrário ao que muitos pensam e dizem Paulo dá um mandamento a Timóteo dizendo a ele que milite, combata, lute segundo as profecias que houve acerca dele, conservando com isto a fé e a boa consciência.   Paulo está dizendo a Timóteo que ele deve lutar a fim de que as promessas se cumpram e não apenas esperar como muitos ensinam por ai, isto quer dizer que o ministério e suas promessas só irão se concretizar se lutarmos conservando a fé e a boa consciência em relação ao Evangelho.  Lutar na conservação!

Conservar significa: manter no mesmo estado ou lugar; estado de pureza, fazer durar; impedir que acabe ou se deteriore, continuar a ter; guardar cuidadosamente, ter em seu poder; conservar os ensinamentos de seu pai.

A Palavra aqui descrita é direcionada ao ministério de Timóteo, mas certamente serve para todos os crentes em nossos dias, isto porque o Evangelho no Brasil tem se tornado uma grande salada de frutas.   Na caminhada cristã você irá se decepcionar com aqueles que dizendo serem irmãos demonstram apenas interesse, com lideres que buscam apenas o estabelecimento de sua própria visão, com pregadores que irão dar mil e uma resposta para o seu problema.  Você irá se frustrar quando descobrir que aqueles que você julgava ser espirituais agora zombam da fé levando uma vida totalmente mundana, se sentirá desgarrado guando pedir ajuda e os obreiros da casa de Deus lhe disserem:

Não podemos lhe atender agora, pois temos que orar e jejuar, a Igreja está se preparando para o congresso de aniversário e temos uma reunião com o pastor.   Ficará totalmente acuado quando lhe disserem que você está errado, por mais que esteja certo, a final você é um rebelde.

Existe um que estará sempre disposto a lhe ajudar, o Espírito de Deus, que o mundo não conhece, mas que esta em você.

Não permita que tais ocorrências manchem suas vestes, criando raízes de amargura em seu coração, arrancando o temor de Deus da sua vida, destruindo sua fé, corrompendo seu entendimento do que é a vontade de Jesus para sua vida.

Combata!   Conservando a fé e a boa consciência.

Mesmo diante de tais dificuldades lembre-se que a bíblia tem as respostas de Jesus para seus questionamentos, suas dúvidas e necessidades.   É importante termos uma autoridade sobre nossa vida, lembre-se, a Palavra de Deus é a autoridade na terra e nada, nem ninguém pode substituir tal autoridade.   Da mesma forma o representante legal do Cristo, (Jesus) no mundo é o Espírito Santo.

Portanto, busque na Palavra, e o Espírito Santo lhe ensinará a fim de que sua vida glorifique a Jesus.   Nesta última hora é necessário atentarmos para o mandamento deixado por Paulo a Timóteo; conserve a fé e a boa consciência, militando segundo as profecias que houve acerca de ti meu irmão, para que tua consciência não rejeite a fé e venhas a blasfemar do Senhor como ocorreu e tem ocorrido com alguns.

É ora de lutar! A bíblia diz:

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1. 16-17 Ilumina Gold)

Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. (Hebreus 10. 37-39 Ilumina Gold).  

Se Jesus voltar hoje; agora; neste exato momento.

Achará fé na sua vida?

Querido irmão, quero deixar um texto para apreciação de algumas promessas a seu respeito.   Disse Jesus:

Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.

O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.

(Apocalipse 2. 7,11,17,26-b; 3. 5, 12, 21 RC Ilumina Gold)

 VENÇA!  Porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para sua vida.

Deus lhe abençoe.

Vando Itamar

sementesdefe

Navegar na SérieConservando a Fé (Parte II) >>

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *